sábado, 8 de agosto de 2009

Curiosidades sobre o Café

As sementes de café são cuidadas em viveiros até se tornarem mudas. Depois de dois ou três anos, entre as folhas verdes, surgem flores brancas e começa o nascimento do fruto.Chega a época da colheita, quando alguns frutos maduros começam a cair no chão. Outros frutos são desprendidos dos galhos com a ajuda dos trabalhadores das fazendas.Os frutos são recolhidos e peneirados para que sujeiras, como, pedras, folhas e grãos de terra sejam retiradas.Os frutos maduros, em sua maior parte, cor de cereja, são espalhados no terreiro. O sol seca esses grãos e eles escurecem.Já secos, os frutos são descascados nas máquinas. Selecionados por tamanho e tipo, os grãos são ensacados e armazenados. Depois são comercializados para indústrias nacionais e de outros paises.Para se transformar em bebida, os grãos são colocados no torrador. Em uma temperatura de até 250 graus Celcius, a fornalha aquece o ar para torrar o café. Os grãos verdes ficam marrons.No moinho, os grãos torrados são transformados em café moido. O café moido vai para os depósitos, onde é empacotado e está pronto para ser levado ao consumidor.O segredo de um café saboroso é a qualidade da seleção dos grãos e o correto ponto de torrefação. Para prepará-lo esquente a água filtratada sem deixá-la ferver. Coloque pó de café e despeje no coador, servindo com açucar a gosto.

As pessoas que tomam café têm menos chance de ter diabetes. Beber café com leite aumenta a atenção e é capaz de melhorar o rendimento escolar. Cientistas do Instituto do Coração de São Paulo garantem: café não faz mal à saúde. Saiba como são produzidos os melhores grãos do Brasil. Especialistas revelam o segredo para se preparar um cafezinho delicioso. E ainda: com olfato e paladar apurados, deficientes visuais aprendem a profissão de degustador.

Auxiliando na memória
Cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, descobriram que as pessoas idosas que bebiam uma xícara de café convencional antes de se submeterem a um teste de memória obtinham melhores resultados do que pessoas da mesma idade que optavam por sucos naturais. De acordo com os pesquisadores, produtos ou atitudes que reforçam os níveis de energia do corpo, como o próprio café ou uma sesta durante a tarde ou até um passeio, podem melhorar a memória. Outros aspecto interessante da pesquisa revela que tal fato pode não se aplicar a pessoas que não sejam consumidoras regulares de café.



Fontes: Webcare - Saúde on-line (www.webcare.pt). Globo Repórter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário